English                      Portuguese
Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira CESEM


Entrada
Apresentação
Eventos
Dicionário Biográfico
Newsletter
Projetos
Links
Contactos

Quem somos  
Direção
Membros
Parceiros Institucionais


Arquivo Musical do Paço Ducal de Vila Viçosa

Elenco provisório das partituras e partes cavas (pc) na secção G prática (até 1833)

ª = partitura autógrafa

Versão para impressão: PDF

 

Título (autor) data

Cota (G prática)

Material

Género 

Abertura (Pellegrini) 1742

117.37

pc

abertura

Abertura (Pescetti) 1748

117.38

pc

abertura

Abertura (Perez)

117.39

pc vln 1

abertura

Abertura (Giuseppe Zorti)

117.80

partitura

abertura

[Abertura em Sol/G]

117.40

pc

abertura

“Ah dove sei, sposino”

117.41

pc

ópera ital.

“Ah meu bem! Qual borboletta” (Rego)

88g

partititura

farça port.

“Ah que più felice aurora” (dueto)

89m

pc

obra ocasional

Alessandro nell’Indie (Traetta) 1762

38

partitura

ópera ital.

Alessandro nell’Indie (anon.) [trecho]

117.1  

trecho recit.    

ópera ital.

L’amante ridicolo (Piccinni) 1762

65

partitura

ópera ital.

L’amor constante ([Cimarosa?])

54

partitura, pc

ópera ital.

L’amor contrastato (Paisiello), ver La molinara

 

 

 

L’amor ingegnoso (Paisiello)

       “Certa mania già mi sento”

26

90g

partitura, pc

voz e piano

ópera ital.

Amor saloio

117.42

pc

comédia

L’amore artigiano (Latilla)

89a

partitura (5teta), pc

ópera ital

L’Angelica (Sousa Carvalho) 1778

16[a]

partitura

serenata

Argenide o sia Il ritorno di Serse (Portugal) 1804

44, 90b, 91a, b, c, 117.15

partitura, pc

ópera ital.

[Ária e coro]

117.19

pc instr.

?

[Armida] (Tozzi)

“Partirò ma pensa ingrato” (terceto)

 

89o

 

partes cavas

 

ópera ital.

Artaserse (desconhecido)

117.2

partitura (acto II)

ópera ital.

Artaserse (desconhecido[1])

40

partitura (acto III)

ópera ital.

Artaserse (Perez)

          “Va tra le selve ircane”[2]

 

86a

 

partitura

 

ópera ital.

Attalo rè di Betinia (Robuschi) 1790

24

partitura, pc

ópera ital.

Un’ aura soave di dolce vendetta” (Schiassi)

91 l

partitura

ópera ital.

Axur rè d’Ormus (Salieri)

33

pc

ópera ital. & bailado

[Ballo: Andantino – Allegro]

117.43

pc

bailado

[Ballo: Andante – Andante – [Gavota]]

117.44

pc

bailado

Il barbiere di Siviglia (Paisiello)

27

partitura, pc

ópera ital.

Belisário

117.20

pc

comédia port.

La bella pescatrice (P. A. Guglielmi) 1790

25

partitura, pc

ópera ital.

“Bem conheço que és matreiro”

117.45

pc

comédia port.

O Caçador

       “Já não quero mais amar”

 

91h

 

partitura

 

entremez

Calipso (Bernardino Ottani) 1777

67

partitura

ópera ital.

“Calmati amato bene” (1807)

89n

pc voz e baixo

ópera ital.

Cantata (Fortunato Mazziotti) 1810

19

partitura

obra ocasional

Cantata [c. 1808]

52, 117.46

pc

obra ocasional

Cantata patriótica (1833) (Liverati)

95

partitura

obra ocasional

“Cantoria d’America” (G prática15.2)

= última cantoria de O Triunfo da América, q. v.

 

 

 

Il capitan Tanaglia (Moneta)

63

partitura

ópera ital.

“Cara l’averso fato” (duetto)

91m

partitura

ópera ital.

Chi dell’altrui si veste presto si spoglia (Cimarosa)

57

partitura (acto I)

ópera ital.

Chi la dura la vince (Farinelli)

64

partitura (acto II)

ópera ital.

Ciganinha

117.47

pc voz (Constância)

comédia port.

Le cinesi (Schiassi)

117.3  

partitura

compon. dram.

La clemenza di Tito (Anfossi) 1772

73

partitura (acto III)

ópera ital.

O convidado de pedra

117.21

pc

Bailado

Dal finto il vero (Paisiello)

29

partitura

ópera ital.

A Dama astuciosa (Palomino)

83, 117.22

pc

entremez

A Dama soldato (Fioravanti)

3

partitura (acto II)

ópera ital.

As Damas Trocadas (Portugal)

46, 89d, i, 117.16

pc

ópera ital.

A Defesa de Saragoça (F. Mazziotti)

84a

partituraª, pc

música de palco[3]

Demetrio (Perez)

      “Dice che t’è fedele”  (“Org.le Perez”)

85

90nª[4], 117.48

partitura (acto II, ital.),

pc (port.)

partitura, pc   

ópera ital.

 

ópera ital.

Demetrio (não Perez)

75

partitura (acto II)

ópera ital.

Demetrio (não Perez)

78 [aª, c]

78 [d] 

89  lª[5]  

partitura (acto II)[6] partitura (acto III)

partitura

ópera ital. ópera ital. ópera ital.

Demofoonte [pastiche]

51, 117.4

pc

ópera ital.?

La Didone (Schuster) 1776

72

partitura

ópera ital.

Dido desamparada

88c, 117.5

pc

opera ital./port.

Disertor francese ([Gazzaniga])

8, 117.6

pc

ópera ital.(port.)       

O Disfarce Venturoso (Portugal)

47, 86j, 89c, 89s, 117.49

partitura, pc   

farça port.

“Ditosos pastores”      Ver “Gozo mais perfeito” e […]

 

 

 

“Do gram Fernando, o sábio” (coro)

117.79

pc (vocal)

obra ocasional

D. João de Alvarado criado de si mesmo

86b, 117.23

partitura

comédia port.[7]

Le donne cambiate Ver As Damas trocadas

 

 

I due baroni di Rocca Azzurra (Cimarosa)

51, 58 

partitura, pc

ópera ital.

I due supposti conti

56

partitura

ópera ital.

Duetto (Cocchi)

84b

partitura

ópera ital.

“E la mia pastorella” (‘Ária de Marchese’)

89p

voz e piano

ópera ital.

Elogio (Fortunato Mazziotti) 1812

20, 117.50

partituraª, pc

obra ocasional

[Elogio (Fortunato Mazziotti)]

       Terzetto

 

21.1

 

pc

obra ocasional

Elogio com baile (Moreira)

10, 117.24

partitura[8], pc  

obra ocasional

Elogio “da Senhora Rainha” (M. Portugal)  [1801]

42, 84e, 117.73

partitura, pc   

obra ocasional

Elogio “em1811” ([Fortunato Mazziotti])[9]

43

partituraª

obra ocasional

Elogio (Domenico Mombelli)

84f

partituraª, pc  

obra ocasional

Ercole al Termedonte (Piccinni) 1793

36

partitura

ópera ital.

A esposa persiana

117.25

pc

comédia

O Eunuco 

         Modinha (Fortunato Mazziotti)

        “Alegres cantemos” (Final) (João Sabino)[10]

 

21.2

88f, 88m

 

partituraª, pc

partitura

farça port.

[Eurila e Rodírio] [anon.]

120[11]  

pc

ópera ital. / comédia port. 

[Eurimaco ed Archidamo]

         “?”

 

50, 82?

 

pc

ópera ital.

Eurene [perseguida]  

117.51

pc

tragédia port.

Ezio

74

partitura (acto II)

ópera ital.

Il fanatico burlato (Cimarosa)

55

partitura

ópera ital.

Il fanatico in Berlina (Paisiello)

34, 117.77

partitura, pc

ópera ital.

A feira de Malmantil

117.26

partes cavas

farça/comédia

Fernando nel Messico

41

partitura (acto II)           

ópera ital.

La fiera in Venezia ([Salieri])

117.8  

pc (basso)

ópera ital.

Gato por lebre, O (Rego) 1804

12, 117.27

partituraª, pc  

farça port.      

Gioas (?)

       “Pianta cosi che pare”

 

78b

 

partitura

oratória

Griselda (fragmentos)

89g, 89j, 117.52

pc (vocais)

ópera ital. trad.

“Gozo mais perfeito” e “Ditosos pastores”

86f

partitura

elogio pastoral?

Guerras de alecrim e manjerona (Teixeira)  

7

pc

ópera port.

Ifigenia (Traetta)

76

partitura (acto I)

ópera ital.

A Ilha d’Alcina (i.q. L’isola d’Alcina?)

87, 117.53[12]

pc

ópera ital.?

Inconstâncias da fortuna

117.28

pc

comédia

“Io dicessi già signore” (“aria in francese”)

80e

partitura

ópera ital.

“Io non sò se amor tu sei” (Jommelli)

80a

partitura

ópera ital.

“Io ti lascio, idol mio” (duetto) (Hasse)

117.61

partitura

ópera ital.

L’isola d’Alcina

68[13]  

partitura (parte II)

ópera ital.

L’isola disabitata (Traetta)

77

partitura (parte II)           

cantata

Issea

69

partitura (acto II)

ópera ital.

L’italiana in Londra (Cimarosa)

35, 90f, 91i, 117.9

partitura, pc

ópera ital.

Licenza (Moreira)

88a [1]

partituraª, pc

obra ocasional

Licenza (anon.)

88a [2]

pc

obra ocasional

Lucio Silla (Mozart) 1773

1

partitura

ópera ital.

Recitativo de Maccobrio e Lindora

117.7

parte vocal     

ópera ital.

La Maga Benefica

81

pc

bailado

“Mal que chegue o cavalheiro” (dueto)

88d

pc

comédia port.?

Manuel Mendes (José Maurício N. Garcia) 1808  

         Coro final

 

14, 117.54      

 

partituraª, pc  

farça port.[14]

A Marujada (entremez de) (Bernardo Queiroz)

86h, 86i, 86l, 117.29

pc

entremez

Il matrimonio segreto

        “Udite, tutti, udite”

 

117.10

 

partes cavas               

ópera ital.

La modista raggiratrice (Paisiello)  

61, 117.11

partitura

ópera ital.

La molinara (Paisiello)

28, 62, 90a, 117.12

partitura, pc

ópera ital.

Monsieur Petitone ([Insanguine?])

79

partitura (acto II)

ópera ital.

[‘Morte di Giònata’][15]

117.74

partitura

oratória

A mulher amorosa

117.30

partes cavas

comédia

“Nel mirar” (dueto)

117.55

pc (corni)

ópera ital.

I nemici generosi (Cimarosa

          “É mio nemico”

59

90h

partitura

voz e piano

ópera ital.

La Nina pazza per amore (Paisiello)

         “È si fiero”

 

90l

 

voz e piano

ópera ital.

La Nitteti (Fischietti)[16]

70

partitura (actos II e III)

ópera ital.

“Non fia ver bell’idol” (Buncher) (1749)

89r

partitura

ópera ital.

“Non posso il mio diletto” (duetto)[17]

80d

partitura

ópera ital.

Ária de Notaro

117.78

pc (vocal)

ópera ital.

“Oh ciel detieni” (coro)

84c

pc

ópera ital.

“Oimè, qual tosca nube” (aria del marchese)

117.56

parte vocal com baixo  

ópera ital.

Olimpiade

117.13

pc

ópera ital.

Olinta

117.31

pc

comédia

“Ò momento fortunato” (aria)

117.57

pc clarinetes

ópera ital.

[ópera séria 2º acto]

117.58

pc

ópera ital.

“Or che il cielo a me ti rende” (Zanetti)

90d, 117.59

pc

ópera ital.

L’oro non compra amore (Portugal) [1804]

39

partitura (acto II)

ópera ital.

“Ò salvo l’idolo mio” (Cocchi)

91d

partitura

ópera ital.

“Ò scopri la congiura” (Rinaldo da Capua)

117.60

partitura

ópera ital.

Otello (Rossini

 “Nò, non m’inganno”

 

98m[18] 

 

voz e piano

ópera ital.

Il palazzo d’Osmano (Gazzaniga)      Ver Il serraglio d’Osmano

 

 

 

O Papalvo logrado

91g, 117.32    

pc

entremez

La pastorella nobile (P. A. Guglielmi) 1791

32, 117.14

partitura, pc

ópera ital.

‘Ária do papagaio’      Ver “Senhor Papagayo, meu lindo loirinho”

 

 

 

‘Ária da perna’

117.18

pc

entremez?

“Per quell’affetto” (Schiassi)

89q

partitura

ópera ital.

“Per te mi struggo, ò cara” (Broschi)

117.62

partitura

ópera ital.

La pietà di amore (Millico)

23, 117.63

partitura, pc

“drama” ocasional

Pizzarro nell’Indie (Marcello da Capua) 1791

37

partitura

ópera ital.

La pupilla

117.75

pc

bailado

“Que prazer será nosso” (dueto)

88h

pc

entremez

“Rammentati bem mio” (Galuppi)

98i[19]

partitura

ópera ital.

Romaria (entremez da)

117.33

pc

entremez

“Roxinoes e pintasilgos” (dueto)[20]

117.64

pc (vozes e baixo)

ópera ital.

A Saloia namorada (Moreira) [1793]

       “Eu pobre coitada”

       “Saloia insolente” (dueto)

 

11

90o     

 

partitura, pc

partitura, pc

farça port.

O sapateiro

117.34

partes cavas[21] 

bailado

La schiava fortunata (Fioravanti) 1791

2

partitura (parte I)

ópera ital.

“Se ardir e speranza” (Galuppi)

80c

partitura

ópera ital.

“Se intendi si poco” (Galuppi)

117.65

partitura

ópera ital.

Semiramide (Perez) (1750)

90e

partitura (1 ária)

ópera ital.

“Senhor Papagayo, meu lindo loirinho”

117.66

partes cavas

?[22]

Il seraglio d’Osmano (Gazzaniga/Moreira)

22, 117.67

partitura, pc

ópera ital.

La serva innamorata (P. A. Guglielmi)

91e

partitura (duetto e finale)

ópera ital.

Sinfonia (Moreira) 1805

10

partitura, pc

sinfonia

[Sinfonia] (Allegretto – Adagio – Allegretto]

118.10

partes cavas

sinfonia

“Un soave gentil campanello” (terceto)

88e

partitura, pc

ópera ital.

“Son ragazza” & “Donzelas namoradas”

117.68

pc (vocal)

farça port.?

“Só tu és minha Sinhá” ([lundum])

86e

partitura, pc

farça port.

La sposa bisbetica (P. C. Guglielmi)  

31

partitura

ópera ital.

La sposa fedele (P. A. Guglielmi)

53

partitura (acto III)

ópera ital.

Lo strambo in Berlina (Paisiello) Ver Il fanatico in Berlina

 

 

 

Tancredi (Rossini)

          “Il brachio mio conquise”

 

88b

 

voz e piano

ópera ital.       

“Teneri affetti miei mi sento” (Aurisichio)[23]

80b

partitura

ópera ital.

Testoride argonauta (Sousa Carvalho)

16[b], 117.76

partitura[24]

ópera ital.

Le trame deluse (Cimarosa)

60

partitura

ópera ital.

“Tremo per l’idol mio” & “Son confusa pastorella” (Perez)

117.69

pc (tromba 2)

ópera ital.

Il trionfo d’amore (Franc. Ant. Almeida)

5

partitura

serenata ital.

[Il trionfo di Camilla (P. A. Guglielmi)?][25]

71

partitura (fragmento?)  

ópera ital.

O Triunfo da América (José Maurício N. G.) 1809?  

15.1, 15.2, 86g, 117.35

partitura

obra ocasional

“Tu mi deridi altero” (Terzetto) (Sarti)[26]

117.70

partes cavas

ópera ital.

“Tu di saper procura” (“Adolfo Sassone”)

80f

partitura

ópera ital.

“Tu mi sueni” (Rinaldo da Capua)

117.71

partitura

ópera ital.

Ulissea (José Maurício Nunes Garcia) 1809

13

partitura, pc

obra ocasional

“As vagas sombras dispersas” (terceto)

91j[27]

partitura, pc   

obra ocasional pastoral

Variedades de Proteu (anon. [Teixeira?])

6

partes cavas   

ópera port.

O velho perseguido

117.72

partes cavas

farça

La vera costanza (Jerónimo Franc. Lima)

17, 18 

partitura, pc   

ópera ital.       

Viajantes ditosos (Portugal)

         “Já por ti minha amada esposinha”

 

48, 117.36

 

partitura, pc

ópera port.

La vendetta di Nino (Bianchi)

66

partitura

ópera ital.

La virtuosa in Mergellina (P. A. Guglielmi)

30

partitura, pc

ópera ital.

La Zaira (Francesco Federici)

4

partitura (acto I)           

ópera ital.

La Zaira ([Bernardo Queiroz])

45, 91f, 117.17

partes cavas

ópera ital.

 

II Música Instrumental

[Gavota]

118.1

 

 

Gaillard – Allant – Gaillard (Giuseppe Vaccari)  

118.2

 

 

[Trios e Minuetes]

118.4

 

 

Basso para a Sonata da bandurra[28]

118.5

 

 

Variações – basso violeta ou rabecão

118.6

 

 

Concerto com corni, violini, viola e basso (Giuglini) 1747

118.7

 

 

Sinfonia a trè (Antonio Brioschi)

118.8

 

 

Trio (Francesco Maya)

118.9

 

 

[Sinfonia] (Allegretto – Adagio – Allegretto]

118.10

 

 



Versão para impressão: PDF

 
 


[1] JAA atribui erradamente a Marcos Portugal.

[2] Texto em português acrescentado por cima: Treme, tirano, as minhas iras

[3] Para inserir-se no drama Palafox, texto de António Xavier Ferreira de Azevedo

[4] Autógrafo, mas música diferente de 85.

[5] N. B. por articular com 78a

[6] Fonte problemática. Tem 3 secções distintas: 1) acto II de um Demetrio aparentemente autógrafo, mas não de Perez, que vai até a ária “Dice che t’è fedele”; 2) uma ária incompleta que começa aparentemente com o texto “Pianta cosi che pare” [= GioasI-1, de Metastasio]; 3) uma ária incompleta que inclui o texto “[…] ahi adorasti un dì che nel tuo sen cosi […]”

[7] Comédia atribuída a Nicolau Luís da Silva

[8] Partitura parcialmente autógrafa

[9] JAA atribui erradamente a Marcos Portugal

[10]Título da obra na fonte “Onuco”. As edições impressas do texto de O Eunuco não têm indicação de um Final, mas se o Final de João Sabino não pertence a esta obra, é difícil ver qual seria a alternativa.

[11] Reunido das cotas: 8, 88i, 88j, 88l, 89b, 89e, 89f, 90c, 90m, 91n, 91o, 117 (vários lugares)

[12] N. B. Estas duas cotas por articular com 68

[13] N. B. Por articular com 87 e 117d

[14] Texto de António Xavier Ferreira de Azevedo

[15] Incompleta – faltas no início e no fim – personagens: Berzabea, Nat., Davidde., Acab

[16] Acto II sem indicação do autor

[17] Título parcialmente aparado

[18] Fora da série principal

[19] Fora da série principal

[20] Òpera a verificar. Personagens: Conte, Rosina

[21] + folha solta do texto de O Alcaide de si mesmo ([Calderón de la Barca])

[22] “Ária do Papagaio”. Na parte vocal, texto port. escrito por cima da pauta, texto ital. por baixo “D’intorno ogni lume farfalle d’amore”.

[23] “è stata cantata del Sig. Piciello”

[24] incompleto

[25] Personagens: Camilla, Prenesto, Mezio, Latino, Lavinia, Juv.

[26] Personagens: Arsinda, Lucejo, Scipione

[27] Mesma mão que os trechos de A Saloia Namorada

[28] Para o benefício do Sr. Ladislau

 


Património  
Theatro Cómico Portuguez
Paço Ducal de Vila Viçosa

Biblioteca  

Atas
Livros
Libretos
Textos Breves
Edições Musicais

Iconografia  
Lugares
Pessoas

Personalidades  
Espaço Marcos Portugal



Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - UNL - FCT - CESEM - Caravelas ©2011